O que deve saber sobre próstata
O teste PSA – O que significa? O que você devia saber sobre ele.
Por Dra. Gisele Borelli-Montigny
O antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da glândula prostática. O teste de PSA mede o nível de PSA no sangue. O médico retira uma amostra de sangue, a partir da qual a quantidade de PSA é medida em um laboratório.
Como o PSA é produzido pelo organismo e pode ser usado para detectar doenças (inclusive cancêr), ele é chamado de um marcador biológico ou um marcador tumoral.
Normalmente os homens têm um baixo nível de PSA no sangue, no entanto, o câncer de próstata ou outras patologias benignas (não cancerosas) podem aumentar o nível do PSA.
Com o envelhecimento, a patologias benignas da próstata bem como o cancêr da próstata tornam-se mais comum nos homens. As mais freqüentes condições benignas da próstata são a prostatite (inflamação da próstata) e hiperplasia benigna da próstata (HBP) (aumento da próstata). Não há nenhuma evidência de que a prostatite ou HBP provoquem o cancêr, mas é possível para um homem ter uma ou ambas as condições e de desenvolver câncer de próstata também.
Apenas o aumento do nível do PSA homem isolado não fornece aos médicos informações suficientes para distinguir entre condições benignas da próstata e câncer. No entanto, o médico terá o resultado do teste de PSA para considerer prováveis diagnósticos e decidir sobre a verificação de sinais de câncer de próstata.
Caso os valores elevados do PSA sejam repetitivos (pelo menos duas vezes), se indica a realização de exames adicionais para se obter um diagnóstico confiável. Normalmente é feita uma biópsia juntamente com a ultra-sonografia da próstata (mínimo de seis amostras) por um urologista.
Homens com um PSA elevado (acima de 4 ng / ml) apresentam em 25-30 % dos casos biópsias positivas para cancêr de próstata.
Informe-se adequadamente e previna-se! Procure seu Urologista para melhores informações.
Este artigo foi publicado na domingo, 21/02/2010 às 16:40 na categoria Orientações médicas.
Rafael diz:
Olá Bom dia.
Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
Há Algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois um tio meu estava bastante desanimado a abatido e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me
mostrar bem perante ele, para nunca desanima-lo do tratamento.
Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio com seu caso, tendo muito apoio e juda com tudo que precisei.
Quem quiser acessar e dar uma olhada:
http://www.cliquecontraocancer.com.br
Abraços a todos.