Pressão Arterial
A Inimiga Silenciosa
A Hipertensão Arterial é uma doença que acomete milhões de pessoas no mundo todo, e provoca danos gravíssimos ao organismo, quando nâo tratada corretamente, inclusive levando muitos indivíduos a morte ou a invalidez permanente.
A hipertensão arterial pode ser chamada de “inimiga silenciosa”, pois ela vai se desenvolvendo sorrateiramente ao longo de anos, muitas vezes sem causar nenhum sintoma ou queixa no seu portador. E quando é feito o diagnostico, às vezes já ha alterações importantes em órgãos nobres como os rins, os olhos, o coração e o cérebro.
Para se detectar de uma maneira precoce ,a hipertensão arterial, é preciso que as pessoas façam um controle regularmente, e que a pressão arterial seja medida durante as consultas médicas. Quando tratada de forma correta, é possível se ter uma vida normal, sem que os órgãos citados acima sejam afetados.
O controle regular é mais importante ainda para pessoas que tem familiares (pais ou avos) que já sofríam de hipertensão arterial, e pessoas que são muito estressadas, tem uma vida turbulenta, fumante, obesa, sedentária, etc,etc.
Os limites de pressão normais se modificaram com o passar dos anos. Atualmente uma pressão eh considerada normal até valores de 120 por 80 mmHg. Entre 120×80 até 140×90 mg a pressão já é considerada levemente acima do limite da normalidade. Porém realmente somente a pressão maior ou igual a 140 por 90 é que já é considerada como hipertensão arterial (que depois é reclassificada em hipertensão grau 1, grau 2 e grau 3, dependendo da elevação dos valores da pressão).
Bem, este capitulo vai terminando por aquí. Espero que tenha trazido algumas primeiras informações a você com relação a esta importante doença que é a hipertensão arterial, principalmente quando esta nâo é levada a serio.
Nos próximos capítulos veremos:
- a classificação e os diferentes níveis de hipertensão arterial
- causas da hipertensão
- riscos
- população mais afetada
- sinais e sintomas
- diagnostico
- terapias
- mudança de hábitos
e muito mais… continue acompanhando a sessão “Consultório Médico” e até breve
Este artigo foi publicado na segunda-feira, 06/10/2008 às 17:04 na categoria Orientações médicas.