Gingko biloba…mitos e verdades
por Gisele
Ginkgo biloba, de origem chinesa, é uma árvore considerada um fóssil vivo. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido às explosões atômicas no Japão.
Esta substancia foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer, por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada. Suas folhas eram frequentemente usadas no combate aos radicais livres e como auxiliar da oxigenação cerebral.
Porem, desde o ano de 2010 comecaram a aparecer duvidas a respeito da eficacia da planta, e tambem preocupacoes com relacao a possiveis efeitos colaterais relacionados ao uso da mesma, como convulsoes e ate mesmo contribuicao para causar cancer.
Com isto a agencia nacional de saude, ANVISA, suspendeu o uso desta substancia no Brasil ja em inicio de 2012, porem ha muitas pessoas que ainda nao sabem disso e continuam fazendo uso deste medicamento.
Caso se interessem mais sobre o assunto, aqui um otimo link da Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginkgo_biloba. E abaixo o artigo sobre a suspensao da venda do medicamento pela ANVISA.
Anvisa suspende venda de Ginkgo biloba e outros produtos naturais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, o comércio e o uso, em todo o país, do Ginkgo biloba com ginseng e castanha da Índia, do seneante Salvlimp e de quaisquer outros sujeitos à vigilância sanitária, fabricados por Salvia Indústria e Comércio de Cordas Ltda. A empresa não possui registro nem autorização de funcionamento da Anvisa.
Pela mesma razão estão suspensos também os produtos sene, chá verde cápsulas, catuaba cápsulas, Tribulus terrestris, cáscara sagrada, castanha da Índia, garcínia, composto laxante, alcachofra com berinjela, composto circulatório, hipérico e de quaisquer outros sujeitos à vigilância sanitária, que constem em sua rotulagem como sendo fabricados por Naturnatus Produtos Naturais.
Os produtos imuniflora, salsa caroba, rins 500ml, unha de gato, algas flora, zedoária, carvão vegetal, garra do diabo, erva são joão, lobélia anti-fumo, fucus, Tribulus terrestris, ginkgo biloba, alcachofra com berinjela, dolomita, maca, valeriana, colágeno, tanaceto, isoflavona, anis estrelado, anti-depressivo e acerola cápsulas fabricados pelo CNPJ 39.635.925/0001-44 e Insc. Est. 081.690.77-0 (pertencentes a Israel dos Santos Costa ME) também estão proibidos.
As resoluções foram publicadas no dia 06/02/2012 no Diário Oficial da União.
Este artigo foi publicado na domingo, 25/08/2013 às 7:41 na categoria Orientações médicas.